×

Pianista Nelson Freire morre aos 77 anos no Rio de Janeiro

O retorno aos palcos estava previsto para acontecer em 2020, mas acabou não ocorrendo em virtude da pandemia.

IMAGEM NOTICIA 5 300x221 - Pianista Nelson Freire morre aos 77 anos no Rio de Janeiro - o tempo jornalismoO pianista mineiro Nelson Freire morreu na madrugada desta segunda-feira (1º), aos 77 anos, em sua residência, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada ao Estadão pela empresária do músico, considerado um dos maiores pianistas brasileiros.

A causa do óbito, entretanto, ainda não foi divulgada. Ainda segundo o jornal, Nelson Freire se acidentou durante uma caminhada, em 2019, no Rio. Após o incidente ele precisou fazer cirurgias no ombro.

O retorno aos palcos estava previsto para acontecer em 2020, mas acabou não ocorrendo em virtude da pandemia. Dois meses atrás o músico cancelou a participação como jurado no Concurso Chopin de Varsóvia, na Polônia. Nascido no município de Boa Esperança, no interior de Minas Gerais, em 18 de outubro de 1944, Freire foi iniciado no piano aos três anos de idade, tendo sido aluno de Nise Obino e Lúcia Branco. Seu primeiro recital ocorreu ainda criança, aos 5 anos, no Cine-Teatro Brasil.

Em 1957, aos 12 anos, ele foi um dos vencedores do Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro. Ele chegou a ganhar do presidente Juscelino Kubitschek uma bolsa de estudos para ir a Viena aprender com Bruno Seidlhofer. Em 1964, ele levou o primeiro lugar no Concurso Vianna da Motta, em Lisboa. Com a consolidação da carreira, ele passou a figurar como um dos maiores pianistas de sua geração, realizando recitais e se apresentando com as maiores orquestras do mundo.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

banner whats 300x95 - Pianista Nelson Freire morre aos 77 anos no Rio de Janeiro - o tempo jornalismo

  • últimas notícias
  • mais lidas