×

Nuvem de gafanhotos se aproxima do Brasil em meio à pandemia de coronavírus

Segundo a projeção divulgada pelo governo da Argentina e confirmada pela Somar Meteorologia, os animais devem chegar ao oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina nos próximos dias.

Uma nuvem de gafanhotos vinda do Paraguai adentrou em território argentino, no dia 17 de junho, e se aproxima das fronteiras do Brasil e do Uruguai. Os insetos causaram estrago em lavouras paraguaias no decorrer das últimas semanas. Segundo a projeção divulgada pelo governo da Argentina e confirmada pela Somar Meteorologia, os animais devem chegar ao oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina nos próximos dias.

Por preferirem tempos secos e quentes a faixa Oeste do Rio Grande do Sul está em atenção. Em decorrência da previsão de chuva entre esta quarta (24) e quinta-feira (25), a ‘praga bíblica’ não deve chegar em grande número ao estado. Segundo a Somar, a chance de grandes estragos é baixa devido à mudança de tempo. “Se permanecêssemos com ventos de norte e tempo seco por mais dias, poderia chegar”, informou o órgão.8645981 x720 300x169 - Nuvem de gafanhotos se aproxima do Brasil em meio à pandemia de coronavírus - o tempo jornalismo

A nuvem de aproximadamente um quilometro quadrado pode conter até 40 milhões de gafanhotos. O engenheiro agrônomo argentino Héctor Medina disse à agência Reuters que os insetos consomem, por dia, o equivalente às refeições de 350 mil pessoas ou 2 mil vacas.download 1 1 - Nuvem de gafanhotos se aproxima do Brasil em meio à pandemia de coronavírus - o tempo jornalismo

Ao G1, o engenheiro agrônomo da Emater de Uruguaiana (RS), Daniel da Costa Soares, disse que se trata de uma situação nova tanto para produtores, quanto para profissionais da área. “Ainda não temos muita certeza do que vai acontecer, se eles vão entrar aqui ou não, mas já estamos conversando com produtores sobre o assunto”, afirmou. Daniel esclareceu ainda que “não existe uma forma de prevenção, principalmente que seja segura ao meio ambiente e às pessoas. Não temos como criar uma barreira para impedir a chegada dos insetos”.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

banner whats 300x95 - Nuvem de gafanhotos se aproxima do Brasil em meio à pandemia de coronavírus - o tempo jornalismo

  • últimas notícias
  • mais lidas