×

Massagens terapêuticas trazem benefícios para saúde do corpo e da mente na quarentena

A técnica consiste em aplicar manobras em diversas áreas do corpo, de acordo com o tipo de dor reportada pelo paciente, seja um torcicolo ou uma tendinite.

IMAGEM NOTICIA 5 6 1 300x221 - Massagens terapêuticas trazem benefícios para saúde do corpo e da mente na quarentena - o tempo jornalismoAinda que a reabertura de academias, salões de beleza e barbearias esteja ocorrendo em algumas cidades do país – desde que sejam tomadas todas as precauções sanitárias –, estes estabelecimentos do setor de saúde e beleza ainda vão demorar muito para se recuperar do prejuízo econômico causado pela pandemia de Covid-19.

A situação também não está fácil para profissionais como massagistas e massoterapeutas, já que eles precisam ter contato direto com seus pacientes, seja atendendo em clínicas ou em domicílio. Ademais, existe ainda um temor justificável dos clientes em receber pessoas em casa, pela possibilidade de exposição ao novo coronavírus.

De outro lado, a quarentena tem elevado sobremaneira o estresse da população, tornando ainda mais urgente a necessidade de aplicação – após esta fase de isolamento – de massagens terapêuticas em quem já se beneficiava das técnicas anteriormente, mas precisou suspender as sessões, ou naqueles que se interessavam em recebê-las. Entre suas vantagens, as massagens terapêuticas aliviam dores e tensões musculares, desencadeando uma série de efeitos positivos no organismo, melhorando a saúde e o bem-estar do indivíduo.

A técnica consiste em aplicar manobras em diversas áreas do corpo, de acordo com o tipo de dor reportada pelo paciente, seja um torcicolo ou uma tendinite. Além dos benefícios físicos, a massagem terapêutica proporciona ganhos de saúde mental, fundamental no pós-pandemia. Isto porque a técnica ajuda a diminuir a liberação do cortisol (hormônio do estresse) e a aumentar a presença da dopamina (neurotransmissor responsável pela sensação de prazer), da serotonina e endorfina (proporcionam sensação de bem-estar e melhoram o humor) e da histamina (vasodilatador que melhora a circulação e o fluxo linfático).

A massagem terapêutica traz uma série de benefícios – reduz a ansiedade, a tensão e a dor muscular; combate a depressão e o estresse; estimula a circulação sanguínea e linfática; e elimina toxinas e resíduos metabólicos. Muita gente não sabe, mas a técnica é usada para prevenir doenças e aliviar problemas de saúde, ajudando pessoas que têm enxaqueca, dores no corpo, fibromialgia, ansiedade e TPM, psoríase e hipertensão.

Técnicas
Shiatsu: atinge os pontos dos meridianos – canais de energia que percorrem o corpo. Além de proporcionar bem-estar, combate a insônia e a ansiedade, melhora a circulação sanguínea e alivia as dores nas costas. Relaxante: com movimentos suaves, contínuos e ritmados, utiliza apenas mãos e óleos vegetais. Ao soltar a musculatura, estimula a produção de hormônios benéficos ao paciente. Combate ansiedade, depressão e insônia e alivia dores musculares. Drenagem linfática: elimina toxinas do corpo e remove resíduos tóxicos depositados nos músculos, diminuindo o inchaço. Melhora o tônus muscular, dando maciez e vitalidade à pele. Reflexologia: usando os dedos e os seus nós, atinge pontos específicos dos pés e das mãos do paciente, os quais representam determinados órgãos. Ajuda a reequilibrar o sistema nervoso, promovendo a redução do estresse e da dor. Do-in: técnica de automassagem, utiliza a pressão dos dedos em pontos específicos do corpo, proporcionando alívio a dores de diversas origens e problemas relacionados ao estresse, como ansiedade e insônia.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

banner whats 300x95 - Massagens terapêuticas trazem benefícios para saúde do corpo e da mente na quarentena - o tempo jornalismo

  • últimas notícias
  • mais lidas