×

Lula tem título de doutor honoris causa anulado pela Justiça

Lula já recebeu 35 títulos de doutor honoris causa de universidades brasileiras e do exterior, entre elas o Instituto de Estudos Políticos de Paris, na França; a Universidade de Coimbra, em Portugal; e a Universidade de Salamanca, na Espanha.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, a ação foi movida pela advogada Maria Tavares Ferro, que hoje é candidata à vereadora em Maceió pelo PSDB.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve o título de doutor honoris causa, concedido pela Universidade Estadual de Alagoas (Eneal), em 2017, anulado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas. Juiz da 4ª Vara Cível de Arapiraca alegou que o ato administrativo “não é razoável, nem atende à moralidade administrativa”. “Não é razoável, nem atende à moralidade administrativa conceder honraria a alguém condenado judicialmente e que ainda responde a outras ações penais”, diz um trecho da decisão, assinada pelo juiz Carlos Bruno de Oliveira Ramos, da 4ª Vara Cível de Arapiraca.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, a ação foi movida pela advogada Maria Tavares Ferro, que hoje é candidata à vereadora em Maceió pelo PSDB. Ao UOL, a assessoria de Lula disse que não cabe a ele comentar a decisão do juiz, “embora ela pareça ser uma violação evidente dos princípios constitucionais da autonomia universitária e da presunção da inocência”.

Lula já recebeu 35 títulos de doutor honoris causa de universidades brasileiras e do exterior, entre elas o Instituto de Estudos Políticos de Paris, na França; a Universidade de Coimbra, em Portugal; e a Universidade de Salamanca, na Espanha. Quando ainda estava preso, também lhe foi concedida a honraria pela Universidade de Rosário, na Argentina.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas