×

Homem infectado por ameba ‘comedora de cérebro’ causa alerta nos EUA

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a Naegleria fowleri é um protozoário que vive em ambientes úmidos, como solos mais encharcados e fontes de água fresca, doce e morna — como rios e lagoas.

Um caso raro de uma ameba “comedora de cérebro” foi confirmado na Flórida, nos Estados Unidos, de acordo com autoridades locais. A informação é da BBC. Segundo o Departamendo de Saúde do estado, uma pessoa no condado de Hillsborough contraiu Naegleria fowleri, uma microscópica ameba unicelular que causa infecção no cérebro.

A ameba entra no corpo pelo nariz e é frequentemente encontrada em água morna. Não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde do paciente ou sobre a maneira com que contraiu a ameba. Esse tipo de infecção (meningoencefalite amebiana primária) é mais comum em Estados do sul dos EUA, mas ainda assim é rara. Na Flórida, há 37 registros desde 1962.

Mesmo assim, os moradores do mesmo condado receberam um alerta do departamento. A recomendação é de que evitem o contato do nariz com água encanada e de outras fontes da região. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a Naegleria fowleri é um protozoário que vive em ambientes úmidos, como solos mais encharcados e fontes de água fresca, doce e morna — como rios e lagoas. Em casos de menor incidência, esses microrganismos podem ser encontrados também em piscinas com tratamento de cloro inadequado ou na água de torneira aquecida.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas