×

Gasolina deve subir 5%

0:00

Pela primeira vez, um órgão do governo divulga oficialmente uma previsão de quanto os consumidores devem pagar a mais pelo litro da gasolina este ano. O Banco Central informou que trabalha com uma alta em torno de 5% no preço do combustível em 2013. Hoje, o litro custa, em média, R$ 2,45 em Pernambuco, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP).Na semana passada, fontes oficiais disseram ao jornal O Estado de S.Paulo que está em estudo um reajuste de 7% na refinaria. Para reduzir o impacto ao consumidor, no futuro, haveria mudanças na quantidade de etanol misturado à gasolina e benefícios tributários para o setor.

A nova projeção foi expressa na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada ontem. No documento, o BC estima ainda um corte de 11% na conta de energia residencial este ano. A expectativa leva em conta a redução de taxas do setor anunciada pela presidente Dilma Rousseff, mas considera o efeito dos reajustes que são feitos todos os anos pelas concessionárias, que engolirá parte do benefício.

No fim das contas, a previsão do BC é que as tarifas e preços controlados pelo governo subam 3,0% neste ano, acima dos 2,4% que a instituição projetava anteriormente. Com isso, a previsão geral para a inflação neste ano também subiu e continua acima do centro da meta de 4,5%. Na ata, a instituição diz que a inflação apresentou piora, mas diz que as pressões são temporárias. O BC admite que o aumento de preços é mais generalizado, ou seja, não está concentrado apenas em alguns produtos. Jornal do comércio

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas