×

Estado da Bahia lança rede para estimular a inovação nos municípios baianos

O principal objetivo da rede é fomentar a formulação e implementação de políticas que impulsionem a transformação dos municípios em cidades empreendedoras e inovadoras.

O Estado visa promover, junto às prefeituras, a estruturação e atuação do ecossistema de CTI, através de projetos, programas e editais específicos com foco em inovação.

Ciência, tecnologia e inovação (CTI) são áreas primordiais para a evolução da sociedade. Apoiar e estimular projetos desses setores é fundamental para o desenvolvimento econômico e social dos municípios. Pensando nisso, o Estado da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), lançou, nesta quinta-feira (11), a Rede Inova Cidade, que está aberta à adesão de todas as cidades baianas e tem investimento inicial de R$ 18 milhões.

O principal objetivo da rede é fomentar a formulação e implementação de políticas que impulsionem a transformação dos municípios em cidades empreendedoras e inovadoras. O Estado visa promover, junto às prefeituras, a estruturação e atuação do ecossistema de CTI, através de projetos, programas e editais específicos com foco em inovação. A rede também incentiva que os gestores adequem suas legislações de forma a criar a Lei de Inovação da cidade.

Para Edson Valadares, assessor de Planejamento e Gestão da Secti, a iniciativa é importante para que as cidades possam evoluir. “A rede tem como propósito contribuir para que as localidades possam, por meio de experiências e convênios com o Estado, melhorar a prestação dos serviços públicos de várias áreas. Então, podemos dizer que para os municípios esse espaço será o canal aberto para oportunizar a dinamização dos processos de CTI nas cidades, que é um passo fundamental para que se tornem autossustentáveis e inteligentes”, diz.

Todos os 417 municípios do estado da Bahia podem assinar o Termo de Adesão da Rede Inova Cidade. Ao fazer parte do programa, os municípios passam a contar com assistência da Secti e da Fapesb para o desenvolvimento das ações de CTI. Até então, 10% das prefeituras já assinaram o termo. A estimativa é chegar em 50% até o final de 2022. Informações sobre a Rede Inova Cidade, seus programas e ações, bem como o passo a passo para fazer a adesão podem ser encontradas no site www.inovacidade.ba.gov.br

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas