×

Entidade da OMS critica Brasil por falhas na garantia do aborto legal nos casos previstos pela legislação

O último despacho do magistrado ocorreu em agosto de 2023, quando foram solicitadas informações ao Ministério da Saúde sobre o tema.

0:00

entidade-da-oms-critica-brasilUma entidade ligada à Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, solicitou ao Supremo Tribunal Federal que seja admitida no Brasil uma ação que assegure o acesso ao aborto nas hipóteses previstas em lei. No Brasil, a interrupção da gravidez é legal em casos de estupro, de risco à vida da gestante e de anencefalia fetal.

O instituto é um centro colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS), e é o único credenciado pela organização para atuar na esfera jurídica em termos de saúde global. O Centro Saúde e Direitos Humanos do Instituto O’Neill para o Direito Nacional e Global à Saúde diz ver “condutas omissivas e comissivas” do Estado brasileiro que violam tratados internacionais.

De acordo com eles, crianças e adolescentes que sofrem abuso sexual, por exemplo, que têm direito a esse tipo de procedimento, acabam tendo seus direitos negados ou sendo submetidos a técnicas antigas, que podem colocar suas vidas em perigo. A ação está parada no Supremo há cerca de um ano e meio. O último despacho do magistrado ocorreu em agosto de 2023, quando foram solicitadas informações ao Ministério da Saúde sobre o tema.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas