×

Decreto tende a viabilizar produção de cacau na Bahia

0:00

wagner assinando decreto  Mercado do Cacau-A assinatura do decreto que regulamenta a gestão das florestas e das demais formas de vegetação da Bahia foi assinado nesta segunda-feira (2), pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, em Salvador.  O decreto permite intervenções na área da Cabruca (forma de cultivo de cacau sob árvores da mata atlântica). A intenção do governo é incentivar a preservação e recuperação ambiental, de forma que, conservação ambiental esteja aliada com atividades econômicas sustentáveis. Regulamentando também o sistema de cultivo de cacau conhecido como Cabruca.   

Espera-se que com o manejo do sistema, haja um impulsionamento na economia regional, através da comercialização de madeira dentro da Lei Ambiental da Bahia. Pois com a classificação da Cabruca como sistema agrossilvicultural, o produtor poderá realizar o manejo de sombra nas plantações, permitindo maior entrada de luz, e consequentemente, ampliando a produtividade da lavoura cacaueira. 

O Superintendente da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira Bahia (Ceplac), Juvenal Maynart, em entrevista a um Jornal local, destacou a importância do reconhecimento do sistema, pois a partir de agora será possível pensar em um mercado de serviços ambientais, regulamentados por lei estadual. “O governador já enviou mensagem à Assembleia nesse sentido. Isso trará, num futuro próximo, um grande aporte de dinheiro à região, proveniente desse novíssimo mercado”.

Maynart afirmou ainda que, o decreto abrirá portas para que a região seja beneficiada com ações de compensações de impacto ambiental praticadas por grandes projetos econômicos em áreas fora do Estado. “Isso será possível, desde que o impacto e a compensação ocorram no mesmo bioma, no caso, a mata atlântica, não necessariamente no mesmo local. Tudo isso está previsto no novo Código Florestal Brasileiro”, afirma Juvenal Maynart. – See more at: http://www.mercadodocacau.com/noticia/24980/decreto-tende-a-viabilizar-producao-de-cacau-na-bahia.html#sthash.81MJJ6ao.dpuf

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas