×

Infarto mata mais de 70 mil brasileiros por ano

O infarto acontece quando o suprimento sanguíneo do músculo cardíaco é cortado ou reduzido de uma hora para a outra.

O especialista lembra ainda que, geralmente, a pessoa que teve infarto passou por uma situação estressante e, em alguns casos, é fumante, possui diabetes, tem colesterol alto e hipertensão arterial.

Milhares de brasileiros são vítimas de doenças cardiovasculares, principalmente o infarto. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 70 mil pessoas morrem por ano de infarto. Os últimos dados de 2006 revelam que foram cerca de 300 mil mortes decorrentes de doenças vasculares no Brasil – o que corresponde a 30% das mortes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o infarto agudo do miocárdio – mais conhecido como ataque cardíaco, mata 15 milhões de pessoas no mundo por ano. A OMS alerta ainda que a obesidade, a falta de exercícios e alimentação incorreta são fatores de risco que elevam a probabilidade do aparecimento da doença.

O infarto acontece quando o suprimento sanguíneo do músculo cardíaco é cortado ou reduzido de uma hora para a outra. Isso acontece quando uma artéria coronária está contraída ou obstruída, o que pode levar à morte súbita, morte tardia ou insuficiência cardíaca com consequências desde severas limitações da atividade física até a completa recuperação.

Para o médico cardiologista Julizar Dantas, presidente da Comissão de Prevenção de Doenças Cardíacas da Sociedade Mineira de Cardiologia, o infarto é desencadeado por esforço físico ou estresse, podendo ocorrer também em repouso. O especialista lembra ainda que, geralmente, a pessoa que teve infarto passou por uma situação estressante e, em alguns casos, é fumante, possui diabetes, tem colesterol alto e hipertensão arterial. \”O conceito de fator de risco pressupõe à exposição de uma condição, ao hábito ou à característica genética. Desse modo, o atendimento pré-hospitalar do infarto agudo do miocárdio tem especial importância, pois a maioria dos óbitos ocorre precocemente, sendo 40 a 65% na primeira hora e 80% dentro de 24 horas\”, explica.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas