×

Consumidores pagaram R$ 1,8 bi a mais nas contas de luz em 2016, reconhece Aneel

O erro foi admitido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em uma reportagem exibida pelo 'Jornal Hoje', da TV Globo, desta sexta-feira (10).

0:00

De acordo com a Aneel, o valor pago a mais pelos consumidores será devolvido por meio de reajustes menores nas tarifas de energia elétrica.

Uma falha de cálculo provocou o pagamento indevido de mais de R$ 1,8 bilhão por brasileiros em contas de luz no ano passado. O erro foi admitido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em uma reportagem exibida pelo ‘Jornal Hoje’, da TV Globo, desta sexta-feira (10).

O erro se deu por causa de uma projeção de custos operacionais da usina ‘Angra 3’, no Rio de Janeiro. O equipamento deveria ter começado a entrar em operação em janeiro de 2016, no entanto, a obra está atrasada e não há previsão de funcionamento.
A cobrança indevida foi revelada pelo presidente do Instituto de Cidadania de Formosa (GO), Geraldo Lobo, após ele ter ingressado com uma ação popular que questionava o cálculo da conta de luz. De acordo com a Aneel, o valor pago a mais pelos consumidores será devolvido por meio de reajustes menores nas tarifas de energia elétrica. A previsão, segundo à agência, é de que as contas fiquem até 1,2 pontos percentuais menores, para compensar os valores cobrados no ano passado.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas