×

Brasileiro desenvolve pesquisa para reduzir incidência de Alzheimer e Parkinson

"Um importante estudo clínico publicado em 2016 descreveu que pacientes hipertensos, os quais faziam uso de bloqueadores de canais de cálcio, possuíam uma significante redução da incidência de Mal de Alzheimer.

0:00

imagem_noticia_5-2

A pesquisa, que inicialmente pretendia elucidar o mecanismo pelo qual os bloqueadores de cálcio, usados para reduzir a pressão arterial.

Um estudo realizado pelo professor Leandro Bergantin, da Universidade Federal de São Paulo, pode ajudar na descoberta de medicamentos para prevenção de Alzheimer e Mal de Parkinso. A pesquisa, que inicialmente pretendia elucidar o mecanismo pelo qual os bloqueadores de cálcio, usados para reduzir a pressão arterial, por vezes tinham o efeito contrário, deu lugar a uma percepção que o medicamento poderia ser direcionado para doenças neurodegenerativas e psiquiátricas.
“Um importante estudo clínico publicado em 2016 descreveu que pacientes hipertensos, os quais faziam uso de bloqueadores de canais de cálcio, possuíam uma significante redução da incidência de Mal de Alzheimer. A partir dessa nossa descoberta, a qual elucida o enigma do ‘paradoxo de cálcio’, pudemos inferir no mecanismo celular pelo qual os bloqueadores de canais de cálcio também poderiam reduzir a incidência de Mal de Alzheimer”, explicou Leandro. Contudo, ainda não há previsão para a conclusão dos estudos, que estão sendo feito em parceria com pesquisadores estrangeiros.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas