×

Tuberculose mata 4,5 mil pessoas diariamente no mundo, alerta OMS

Apenas em 2017, o Brasil registrou 34,8 casos de tuberculose por 100 mil habitantes.

IMAGEM NOTICIA 5 2 3 300x221 - Tuberculose mata 4,5 mil pessoas diariamente no mundo, alerta OMS - o tempo jornalismoA tuberculose mata 4,5 mil pessoas no mundo todos os dias, alertou neste domingo (24) a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a Agência Brasil, os dados mostram ainda que 30 mil pessoas são acometidas diariamente pela doença.

De acordo com a OMS, esforços globais para combater a tuberculose salvaram 54 milhões de vidas desde o ano 2000 e reduziram a mortalidade em 42%.

Lançada no Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado em 24 de março, a campanha deste ano reforça a urgência de colocar em prática compromissos assumidos por líderes globais, como ampliar o acesso à prevenção e ao tratamento; garantir financiamento sustentável, inclusive para pesquisas; e promover o fim do estigma e da discriminação.

“Neste Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a OMS pede a governos, comunidades afetadas, organizações da sociedade civil, prestadores de serviços de saúde e parceiros nacionais e internacionais que unam forças”, informou a OMS ao destacar a importância de se garantir que “ninguém seja deixado para trás”.

Apenas em 2017, o Brasil registrou 34,8 casos de tuberculose por 100 mil habitantes. Foram anotados ainda 4.534 óbitos pela doença, resultando em um coeficiente de mortalidade de 2,2 mortes por 100 mil habitantes.

Segundo o Ministério da Saúde, o país atingiu os chamados Objetivos do Milênio de combate à tuberculose, que previam reduzir, até 2015, o coeficiente de incidência e de mortalidade da doença em 50% quando comparado aos resultados de 1990. Em 2018, entretanto, houve 72,8 mil casos novos no país.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

banner whats 300x95 - Tuberculose mata 4,5 mil pessoas diariamente no mundo, alerta OMS - o tempo jornalismo

  • últimas notícias
  • mais lidas