×

Se TSE cumprir rito, julgamento de candidatura de Lula levará 15 dias

Após ter sido condenado em segunda instância na Lava Jato, Lula estaria inelegível pelas regras da Lei da Ficha Limpa.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifeste sobre a impugnação de seu registro de candidatura.

Advogados que atuam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estimam que a corte levará no mínimo 15 dias para julgar o registro de candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), caso o órgão cumpra o rito normal do processo.

O relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, tomou posse nesta quinta-feira (16) como ministro titular do TSE e deve julgar a ação de Lula. Fachin já ocupava uma vaga de ministro substituto no tribunal eleitoral, mas com a saída do ministro Luiz Fux, cujo mandato de quatro anos se encerrou, ele foi alçado ao posto de titular.

Após ter sido condenado em segunda instância na Lava Jato, Lula estaria inelegível pelas regras da Lei da Ficha Limpa. Na tentativa de acelerar o andamento do processo, a procuradora-geral da República (PGR), Raquel Dodge, pediu que o TSE já comece a contar o prazo para que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifeste sobre a impugnação de seu registro de candidatura.

O pedido é colocado como uma segunda alternativa da PGR, caso o ministro Luís Roberto Barroso não negue liminarmente o registro do ex-presidente, preso e condenado da Lava Jato. (Estadão)

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas