Demitido em outubro da TV Centro América, afiliada da Globo no Mato Grosso, o jornalista Alex Barbosa voltou a trabalhar na TV Mirante, da família Sarney, também integrante da Rede Globo. Barbosa ficou apenas três meses no Centro-Oeste. Ele foi demitido após incomodar autoridades de Cuiabá com uma reportagem em que comprovou a fragilidade do combate ao tráfico de drogas na fronteira do Brasil com a Bolívia, simulando o transporte de 240 quilos de cocaína. O repórter rodou 600 quilômetros com gesso embalado como se fosse coca até ser parado pela polícia. Barbosa é repórter dos telejornais de rede da Globo.
Ele é indicado pela direção nacional de jornalismo da emissora, mas tem contrato e salário pago pelas afiliadas, para as quais também produz reportagens de alcance local. Uma semana após ficar detido durante sete horas na Polícia Federal de Cáceres (MT), Barbosa foi dispensado pela TV Centro América. Na época, a Globo negou que ele tivesse sido demitido. Mas o jornalista não voltou mais ao ar no Mato Grosso. Só ressurgiu no Bom Dia Brasil na última sexta-feira (29), com o microfone da TV Mirante, em uma reportagem sobre enchentes no Maranhão. Ele trabalhou na Mirante até meados do ano passado. Na emissora, também produziu reportagens que incomodaram os Sarney, mas não chegou ser repreendido.





































