A queda na cotação do petróleo já atinge os níveis mais baixos em dez anos. No entanto, segundo refere a Folha de S. Paulo, o conselho de administração da Petrobras defende a manutenção dos preços da gasolina e do diesel, que estão com valores superiores ao mercado internacional.
A reportagem investigou que os aumentos de preços no ano passado e o corte nos investimentos são vistos pelos conselheiros como “os dois únicos movimentos efetivos de ajuste da Petrobras em 2015”, nas palavras de um deles.
Os cálculos do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) indicam que o preço da gasolina no Brasil está 14,4% superior à cotação do combustível no golfo do México, usada como referência nos mercados do Atlântico. Já o diesel é vendido no país a um valor 47,1% acima.