×

Oficina de cacau ensina a transformar grãos em chocolate em casa

O produtor de brigadeiro gourmet, Guilherme Fernandes Álves, não conseguiu lugar dentro do curso, mas assistiu ao workshop pelo lado de fora da tenda.

“A nossa intenção é espalhar ao máximo o processo de produção do chocolate.

No terceiro dia de Festival Origem, domingo (3), a chef Carolina Iwai, confeiteira da Amma Chocolate, ensinou ao público do evento a mágica de fazer chocolate em casa. A oficina de cacau, que teve lotação completa, mostrou todo o processo de transformação do grão à barra. De acordo com Carolina, o workshop foi um sucesso, as pessoas estavam atentas e fizeram muitas perguntas sobre todas as etapas da produção.

“A nossa intenção é espalhar ao máximo o processo de produção do chocolate. Qualquer um pode fazer chocolate em casa. Quanto maior a demanda de cacau, mais cacau será plantado” disse Carolina. Além disso, a chef explicou que, por ter uma plantação extremamente dependente da sombra de outras árvores, mais produção de cacau significa mais floresta em pé.
A oficina teve um público com as mais diferentes intenções em aprender mais sobre a produção de chocolate.

O produtor de brigadeiro gourmet, Guilherme Fernandes Álves, não conseguiu lugar dentro do curso, mas assistiu ao workshop pelo lado de fora da tenda. Ele contou que depois que terminou o ensino médio, no ano passado, encontrou na venda de bombons uma oportunidade de negócio. “A vi falando sobre os tipos diferentes de grãos e aprendi como produzir diferentes chocolates, com maior ou menor amargura no sabor”, contou.

A economista Evelyn Barboza Vitor levou o namorado, Marco Arlindo, ao Festival Origem, para aprender mais sobre negócios sustentáveis. Ela é também pesquisadora do mercado de chocolates orgânicos no Brasil, e já fez diversos cursos relacionados ao assunto. “Meu namorado e eu estamos estudando a possibilidade de abrir uma rede de mercados de produtos orgânicos no ano que vem. E os chocolates certamente estarão presentes”, contou Evelyn.

A produção sustentável de alimentos bons para você e para o planeta foi o tema do Festival Origem, que aconteceu entre os dias 1º e 3 de dezembro em São Paulo, no Memorial da América Latina. O evento foi organizado pelas marcas Época, Globo Rural e Casa e Jardim. Durante o festival, alimentos com origem sustentável foram apresentados em palestras, oficinas de culinária, exposição de produtores e praça de alimentação. (Época)

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas