×

Licença-paternidade maior reduz uso de remédios por mães, aponta estudo americano

A pesquisa mostrou que, depois que a medida entrou em vigor, em janeiro de 2012, a probabilidade de ansiolíticos serem receitados nos seis meses após o parto caiu 26%, e a de antibióticos, 11%.

Licença paternidade 4 3 300x154 - Licença-paternidade maior reduz uso de remédios por mães, aponta estudo americano - o tempo jornalismo

A flexibilidade introduzida deu ao casal a chance de escolher em quais momentos o pai deve ficar em casa.

Um estudo intitulado de “Quando os pais podem ficar em casa”, feito por pesquisadoras da Universidade de Stanford, no Estados Unidos, mostrou mostra os efeitos benéficos para a saúde de uma mulher que acaba de dar à luz na política  de licença-maternidade da Suécia, em que a mãe tem direito de tirar até 16 meses de licença e os pais tirem até 30 dias não consecutivos longe do trabalho para ficarem com a mãe na recuperação após o parto.

A pesquisa mostrou que, depois que a medida entrou em vigor, em janeiro de 2012, a probabilidade de ansiolíticos serem receitados nos seis meses após o parto caiu 26%, e a de antibióticos, 11%.

Reportagem da Folha de São Paulo aponta que as pesquisadoras ainda detectaram uma queda de 14% em internações hospitalares ou visitas a especialistas para tratar de complicações relacionadas ao nascimento.

Para chegar as conclusões, as pesquisadoras se basearam em registros de nascimento e dados de licença-maternidade e de saúde do governo Sueco. A folha ainda destaca que antes da emenda na lei que permitiu os “dias duplos”, como é conhecida a legislação no país, os pais tinham direito a apenas dez dias corridos com a mãe nos primeiros três meses de vida do bebê. A flexibilidade introduzida deu ao casal a chance de escolher em quais momentos o pai deve ficar em casa.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

banner whats 300x95 - Licença-paternidade maior reduz uso de remédios por mães, aponta estudo americano - o tempo jornalismo

  • últimas notícias
  • mais lidas