×

Infarto em mulheres tornaram-se mais frequentes nas últimas décadas

Um dos fatores que mais prejudica a saúde cardíaca feminina é o hábito de fumar, principalmente no caso de mulheres que também tomam pílula anticoncepcional, uma vez que essa associação é muito arriscada e pode provocar trombose.

0:00

csm_infarto-doenca-corac-a-o_38485f2047

Além do estresse provocado pelo trabalho, o diabetes seria um dos principais responsáveis por esse fenômeno

Segundo alerta da Sociedade Brasileira de Cardiologia, casos de infarto em mulheres podem se tornar mais frequente do que em homens, nos próximos anos. Pesquisas da SBC apontam que em cinco décadas, o percentual de mulheres acometidas por infartos saltou de 10% para 48%. Além do estresse provocado pelo trabalho, o diabetes seria um dos principais responsáveis por esse fenômeno. Isso porque o impacto da disfunção sobre a saúde cardíaca feminina é ainda mais negativo do que sobre a masculina.

Recentemente, a American Heart Association divulgou que as diabéticas do tipo 2 têm o dobro de riscos de apresentar doença cardiovascular do que os homens com a doença. Para piorar, elas tendem a sofrer infarto ou AVC em idade mais precoce, além de terem maior propensão a morrer logo após o primeiro evento. Em contrapartida, conseguem obter mais benefícios, do ponto de vista cardíaco, ao adotar hábitos saudáveis.
Um dos fatores que mais prejudica a saúde cardíaca feminina é o hábito de fumar, principalmente no caso de mulheres que também tomam pílula anticoncepcional, uma vez que essa associação é muito arriscada e pode provocar trombose. De acordo com o cardiologista Mozart Cardoso Filho, a doença apresenta características distintas em diferentes sexos. No homem, o sintoma mais comum é a dor no peito. Em mulheres, ela aparece de forma atípica, provocando dor nas costas e sensação de falta de ar, por exemplo. A doença coronária no sexo feminino pode também não apresentar nenhum sintoma, o que dificulta o diagnóstico e o tratamento, explica o cardiologista.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas