×

Falta de experiência faz desemprego entre jovens ser maior que dobro da taxa geral

Essa taxa é muito maior entre os jovens por conta das barreiras que são impostas a ele para ingressar no mercado de trabalho.

Capacitar uma pessoa para o mercado de trabalho custa caro.

Dados do mercado de trabalho divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, entre os trabalhadores entre 18 e 24 anos, a taxa de desemprego é maior que o dobro da taxa da população em geral. Enquanto a taxa geral ficou em 12,4% no segundo trimestre, entre os jovens esse percentual salta para 26,6%.

Essa taxa é muito maior entre os jovens por conta das barreiras que são impostas a ele para ingressar no mercado de trabalho. Capacitar uma pessoa para o mercado de trabalho custa caro. Por isso o mercado tende a buscar quem já tem experiência profissional”, explicou Cimar Azeredo, que gerencia a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

O levantamento aponta ainda que a maior taxa de desemprego é da população com idade entre 14 e 17 anos, que chegou a 42,7%, mais que o triplo da taxa geral. Porém, a legislação brasileira restringe a atuação profissional nesta faixa etária, que deve ser exercida sob condições específicas, como menor aprendiz, por exemplo.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas