×

Audiência pública na Câmara dos Deputados discute eficácia dos genéricos

Um dos argumentos utilizados por Marinho, com base em uma pesquisa do Instituto Proteste que entrevistou médicos sobre a eficácia dos medicamentos.

IMAGEM NOTICIA 5 14 300x221 - Audiência pública na Câmara dos Deputados discute eficácia dos genéricos - o tempo jornalismo

A iniciativa é do deputado federal baiano Márcio Marinho (PRB).

A eficácia dos medicamentos genéricos e as dúvidas que rodeiam o tema serão tema de debate na Câmara dos Deputados em uma audiência pública, na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), na tarde desta terça-feira (21). A iniciativa é do deputado federal baiano Márcio Marinho (PRB).

Para o parlamentar, a audiência vai levar em consideração relatos de médicos que tratam doenças graves como câncer e tiveram que substituir os medicamentos genéricos no meio do tratamento por não terem o efeito esperado para os princípios ativos. “Vamos ouvir diversos especialistas e também a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para saber o que tem sido feito nesse âmbito e quais providências estão sendo tomadas para verificar a qualidade e segurança desses remédios”, explicou o deputado.

Um dos argumentos utilizados por Marinho, com base em uma pesquisa do Instituto Proteste que entrevistou médicos sobre a eficácia dos medicamentos, é que de o estudo apontou que 30% dos profissionais dizem que os genéricos não possuem a mesma eficácia que os de marca e 23% acreditam que eles apresentam mais efeitos colaterais.

Estarão presentes na discussão o secretário de controle externo da Saúde do Tribunal de Contas da União, Carlos Augusto de Melo; o gerente geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária da Anvisa, Ronaldo Lucio Ponciano; a conselheira do Conselho Federal de Medicina, Rosylane Nascimento; a vice-diretora de Vigilância Sanitária do Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde, Célia Maria Carvalho e a presidente executiva da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos – Pró Genéricos, Telma Salles.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

banner whats 300x95 - Audiência pública na Câmara dos Deputados discute eficácia dos genéricos - o tempo jornalismo

  • últimas notícias
  • mais lidas