×

Prefeitos entregam reivindicações das instituições de ensino federal do Sul da Bahia, em Brasília

O prefeito de Camacan Oziel Bastos, esteve presente e também entregou sua revindicação.

swe 300x139 - Prefeitos entregam reivindicações das instituições de ensino federal do Sul da Bahia, em Brasília - o tempo jornalismo

A reivindicação é fruto de uma Audiência Pública realizada no dia 24 de setembro deste ano, em Itabuna.

Durante uma reunião com o Senador Othon Alencar, nesta terça-feira, 1º, em Brasília, o presidente da Amurc e prefeito de Firmino Alves, Aurelino Cunha, juntamente com outros prefeitos da região, entregaram uma carta com documentos em anexo, nominada ao Ministro da Educação, Abranham Weintraub solicitando o descontingenciamento dos recursos financeiro da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e dos Institutos Federais (IF Baiano – Uruçuca e IFBA – Ilhéus).

A reivindicação é fruto de uma Audiência Pública realizada no dia 24 de setembro deste ano, em Itabuna, que contou com a participação da sociedade civil, instituições pública e privada, poder legislativo, docentes, discentes e funcionários das instituições.

No documento entregue ao Senador, os representantes das unidades de ensino relatam as dificuldades que vem atravessando por conta do contingenciamento dos recursos financeiros, que repercutem diretamente no desenvolvimento das suas atividades (pesquisa, extensão, educação e infraestrutura).

O presidente da Amurc destacou a importância das instituições para às regiões Sul e extremo sul da Bahia, que atende a mais de seis mil alunos, em especial a Universidade UFSB, por se tratar de uma unidade instalada recentemente, onde os seus equipamentos estão sendo construídos (Sede da Reitoria em Itabuna, Campus de Porto Seguro e Ilhéus).

Com o anúncio do contingenciamento, Lero explicou que a gestão local do Ifba e do Ifbaiano adotaram algumas medidas, como: a demissão de funcionários; suspensão das capacitações, eventos e viagens técnicas; racionalização do consumo de água, energia elétrica, material de expediente e veículos oficiais; revisão imediata dos contratos continuados e dos custos com as unidades educativas de produção;

Na oportunidade, o senador ficou de entregar pessoalmente a carta ao Ministro da Educação, Abranham Weintraub e fazer a exposição das motivações e da importância para a liberação dos recursos para o financiamento, tanto da UFSB quanto dos Institutos Federais.

O Senador relatou ainda que está em discussão na Câmara dos Deputados, o financiamento da educação e as liberações que teria que ser imediatas com relação aos valores do contingenciamento tendo em vista o término do exercício de 2019.

“É necessário que as unidades tenham os recursos em tempo hábil, para que eles possam fazer face aos investimentos, e principalmente ao custeio necessário para que não haja nenhuma perda em pesquisa e extensão das unidades de ensino, em especial do Sul da Bahia”, destacou o presidente da Amurc.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

banner whats 300x95 - Prefeitos entregam reivindicações das instituições de ensino federal do Sul da Bahia, em Brasília - o tempo jornalismo

  • últimas notícias
  • mais lidas