A produção de leite na Bahia (159,9 milhões de litros) registrou um aumento de 14,8%, no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2020 (139,2 milhões de litros), segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (9) pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da sua Pesquisa Trimestral, anunciou os dados sobre aquisição de leite cru, e os números totais são os maiores desde quando o registro da série histórica foi iniciado, em 1997.

De acordo com a Seagri, a Pesquisa Trimestral do Leite faz seu levantamento a partir da aquisição do produto cru, feita pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária (federal, estadual ou municipal). Esse levantamento é a referência para o dimensionamento do setor em cada estado e em todo o Brasil. Até antes do anúncio do novo levantamento do IBGE, divulgado na terça-feira (8), a melhor performance do leite, na Bahia, desde o início do registro da série histórica, havia sido a do quarto trimestre de 2020, quando a produção foi de 159,1 milhões de litros no período.

A marca do primeiro trimestre de 2021 é 0,4% superior à do quarto semestre de 2020. Pela pesquisa, no primeiro trimestre de 2021 a aquisição nacional de leite cru foi de 6,5 bilhões de litros, com aumento de 1,8% em relação ao mesmo período de 2020. Mas, diferente do observado na Bahia, no cenário nacional os números do primeiro trimestre de 2021 são menores do que os levantados no quarto semestre de 2020 (-3,5%).