
O esquema, que operava com requintes de organização, causou um prejuízo estimado em R$ 2 milhões aos pecuaristas da região.
Em uma ofensiva contra o crime no campo e os riscos à saúde pública, a Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã de quarta-feira (4), a Operação Harpia. A ação desarticulou uma organização criminosa especializada no furto de gado, abate clandestino e venda de carne irregular que assolava produtores rurais há pelo menos cinco anos.
O esquema, que operava com requintes de organização, causou um prejuízo estimado em R$ 2 milhões aos pecuaristas da região.
Ação em Porto Seguro e Pau Brasil
A operação mobilizou dezenas de agentes para o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais. O foco foram açougues que serviam como braço receptador do esquema: dois em Pau Brasil e 12 em Porto Seguro.
Ao todo, seis pessoas foram presas, incluindo uma mulher apontada como a mente por trás da logística do grupo. Ela era responsável pela locação dos veículos utilizados para transportar os animais furtados. As prisões ocorreram em diferentes bairros de Porto Seguro e no distrito de Pindorama.
Durante as buscas, a polícia apreendeu grande quantidade de carne armazenada irregularmente, equipamentos de abate e documentos que comprovam o fluxo financeiro da quadrilha.
Os envolvidos agora estão à disposição da Justiça e responderão por uma série de crimes, incluindo:
- Furto qualificado;
- Crimes contra as relações de consumo
- A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros possíveis integrantes e estabelecimentos que faziam parte da rede de receptação.O Blog Verdinho Itabuna alerta: desconfie de carnes vendidas por preços muito baixos e sem o selo de inspeção. Sua saúde e a economia da nossa região dependem da legalidade


































