O homem suspeito de se vestir de Papai Noel para roubar um helicóptero, no dia 27 de novembro, em São Paulo, foi preso nesta sexta-feira (8), em Queimadas, interior da Bahia. A prisão, coordenada pela Polícia Civil de São Paulo, com apoio da Polícia Militar da Bahia, foi divulgada pela Secretaria da Segurança Pública dos dois Estados. A Justiça paulista decretou a prisão temporária do suspeito. Na quinta-feira,(7), a polícia havia prendido o homem suspeito de ter pilotado a aeronave após o roubo.
A aeronave modelo Robinson R-44 saiu do Campo de Marte, na capital paulista, e foi contratada para uma confraternização de Natal em uma chácara. Porém, o evento era falso.
O período de locação do sítio foi das 6h30 às 18h do dia 27 de novembro, e a quadrilha pagou R$ 900 no momento em que chegou ao local. Dois integrantes do bando passaram o dia todo esperando pelo helicóptero, disse a polícia.
Assim que a aeronave pousou no campo de futebol, o “Papai Noel” anunciou o assalto. O piloto foi rendido e amarrado com fita adesiva e uma corda. Um vizinho viu quando os criminosos levaram o piloto para a casa, onde ele ficou preso dentro de um banheiro. Horas depois, a vítima conseguiu se soltar e sair da chácara para pedir ajuda aos vizinhos.
Nabiel Cordeiro da Silva, de 30 anos, foi localizado por volta das 6h, durante uma operação conjunta das polícias baiana e paulista. Segundo informou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. O local onde a prisão do primeiro suspeito ocorreu não foi informado. O helicóptero ainda não foi localizado.
O helicóptero não foi recuperado. A polícia trabalha com a hipótese de a aeronave ter sido levada para o Paraguai, mas as buscas vão continuar. O suspeito de ser o falso Papai Noel, Nabiel foi detido em casa de parentes, na cidade do semiárido baiano.