
Segundo os familiares, programas de ressocialização foram desmontados, ordens judiciais não são cumpridas e há suspeitas de superfaturamento na administração.
Na manhã desta terça-feira (09), familiares de detentos do Conjunto Penal de Itabuna interditaram um trecho da BR-415, saída de Itabuna sentido Ibicaraí, numa manifestação denunciando supostos abusos da direção do presídio e da Seap. Eles relataram proibição arbitrária de visitas, descarte de alimentos, roupas e ações abusivas do GEOP, que estaria usando spray de pimenta, bombas e tiros de borracha sem a ocorrência de motins.
Segundo os familiares, programas de ressocialização foram desmontados, ordens judiciais não são cumpridas e há suspeitas de superfaturamento na administração. Os manifestantes pedem investigação das autoridades estaduais, do Ministério Público e do Judiciário para garantir os direitos dos presos e seus familiares. Até a publicação desta reportagem, a direção do Conjunto Penal de Itabuna ainda não tinha se manifestado sobre as acusações.