
Na ocasião, três suspeitos chegaram a ser presos em flagrante, mas foram liberados posteriormente por questões processuais.
Duas operações policiais foram deflagradas na manhã desta terça-feira (9) em decorrência de conflitos registrados entre produtores rurais e indígenas no extremo sul da Bahia. Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), um cacique foi preso e outras cinco pessoas estão sendo procuradas pelas autoridades.
De acordo com a SSP-BA, uma das ações, batizada de Operação Sombras da Mata, é resultado das investigações sobre um ataque ocorrido no dia 28 de outubro, no município de Itamaraju, que terminou com dois produtores rurais mortos e um terceiro gravemente ferido. O crime aconteceu durante a invasão de uma propriedade rural por pessoas que se autodenominavam indígenas. Na ocasião, três suspeitos chegaram a ser presos em flagrante, mas foram liberados posteriormente por questões processuais.
Ainda conforme a Secretaria, o avanço das investigações permitiu a identificação dos supostos mandantes da invasão e dos homens apontados como autores dos disparos contra as vítimas. A TV Bahia apurou que o cacique preso foi identificado como Joel Brás. No âmbito da Operação Sombras da Mata, a justiça expediu seis mandados de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão. Até por volta das 7h30, 13 armas de fogo já haviam sido apreendidas pelas forças de segurança.


































