×

Quem tem empréstimo já pode trocar de banco para reduzir os juros pelo celular

De acordo com o Banco Central, todo o processo ocorre de forma automatizada e regulamentada, reduzindo riscos de fraude.

0:00

quem-tem-emprestimo-ja-pode-tr

De acordo com o Banco Central, todo o processo ocorre de forma automatizada e regulamentada, reduzindo riscos de fraude.

Brasileiros que contrataram empréstimos agora podem trocar de banco de forma digital, pelo celular, para buscar juros menores. A novidade passou a valer nesta semana e utiliza o sistema Open Finance, lançado pelo Banco Central. Segundo o BC, no empréstimo pessoal não consignado, os juros podem variar de 1% a 21% ao mês, o que frequentemente leva consumidores ao endividamento. A nova ferramenta permite autorizar o compartilhamento seguro de dados financeiros e comparar ofertas entre bancos, sem necessidade de ir à agência ou falar com a instituição de origem.

De acordo com o Banco Central, todo o processo ocorre de forma automatizada e regulamentada, reduzindo riscos de fraude. A expectativa é aumentar a concorrência e dar mais autonomia ao consumidor.

Especialistas avaliam a medida como positiva, pois facilita o acesso a taxas mais justas e evita a contratação de créditos abusivos. Pelo modelo tradicional, a portabilidade pode levar até cinco dias úteis; pelo Open Finance, o prazo pode ser inferior a três dias.

O serviço é gratuito e obrigatório para todos os bancos. O BC planeja ampliar a portabilidade digital para outras modalidades, como o empréstimo consignado, até novembro. (Ubatã Notícias)

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas