O prazo de envio das declarações do Imposto de Renda (IR) está na reta final. Na Bahia, no entanto, quase metade das pessoas que devem compartilhar as informações financeiras relativas ao ano de 2024 com a Receita Federal ainda não cumpriram essa tarefa. De acordo com o órgão, apenas 940.403 contribuintes baianos – dos 1.829.334 que são esperados até o dia 30 de maio – declararam o imposto até a manhã da última segunda-feira (12).
A assessoria da Receita Federal ressalta que o número de declarações a receber é apenas uma estimativa. “A Receita, na verdade, não tem como determinar a quantidade das pessoas que realmente são obrigadas a entregar a declaração, porque isso depende do rendimento das pessoas. A Receita faz uma expectativa de entrega com base nos dados do ano anterior”, disse em resposta ao Correio.
Entre especialistas e autoridades, é unânime a recomendação de declarar o IR no prazo a qualquer custo, mesmo que isso implique na entrega do documento com informações pendentes. Isso porque, não enviar a declaração – ou enviar com atraso – pode acarretar uma série de penalizações, que vão desde multas a problemas jurídicos. *Ler mais no Correio 24h.