Ministros do governo federal manifestaram nesta terça-feira (2) posição contrária ao parecer do deputado Luiz Gastão (PSD-CE) sobre a redução da jornada para 40 horas semanais sem extinguir a escala 6×1. O texto deve ser votado nesta quarta (3) na subcomissão responsável e, se aprovado, seguirá para a CCJ da Câmara.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que o governo defende o fim da escala 6×1, destacando a necessidade de “qualidade de vida” para os trabalhadores. Segundo ela, não basta reduzir a jornada; é essencial garantir tempo para lazer, família e questões pessoais.
Gleisi estava acompanhada do ministro Guilherme Boulos, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), autor da PEC 221/2019, e da deputada Daiana Santos (PCdoB-RS), autora do PL 67/2025, ambos propondo a redução da jornada semanal para 40 horas.
Boulos afirmou que o governo foi surpreendido pelo relatório da subcomissão e seguirá defendendo o fim da escala 6×1, sem redução salarial, dialogando com o Parlamento e a sociedade. Segundo ele, mais de 70% da população apoia a pauta. (Ubatã Notícias)




































