×

Pix automático começou funcionar nesta segunda e promete facilitar pagamentos recorrentes

Segundo o Banco Central, a funcionalidade pode beneficiar até 60 milhões de brasileiros que não usam cartão de crédito.

0:00

pix-automatico-comecou-funcion

O Banco do Brasil foi o primeiro a disponibilizá-lo, desde o fim de maio. Agora, a maior parte dos bancos começa a oferecer a novidade aos seus clientes.

Entrou oficialmente em vigor nesta segunda-feira (16),o Pix automático, nova funcionalidade criada pelo Banco Central que permitirá o pagamento recorrente de contas e serviços por meio do sistema Pix. A ferramenta, que visa substituir o débito automático tradicional e o uso de boletos, permite ao usuário autorizar, uma única vez, débitos periódicos diretamente em sua conta.

O recurso será liberado gradualmente pelas instituições financeiras. O Banco do Brasil foi o primeiro a disponibilizá-lo, desde o fim de maio. Agora, a maior parte dos bancos começa a oferecer a novidade aos seus clientes.

Segundo o Banco Central, a funcionalidade pode beneficiar até 60 milhões de brasileiros que não usam cartão de crédito, além de facilitar a vida de microempreendedores individuais (MEIs) e pequenas empresas, que enfrentam dificuldades com os convênios exigidos pelo débito automático convencional.

Como funciona o Pix automático:

  • A empresa ou prestador envia um pedido de autorização ao cliente;

  • O usuário acessa a aba “Pix automático” no aplicativo do banco ou instituição financeira;

  • Lê e aceita os termos, definindo a periodicidade, valor (fixo ou variável) e limite máximo por cobrança;

  • A partir da data acordada, os valores são debitados automaticamente, todos os dias da semana, 24h por dia, inclusive em feriados;

  • A autorização pode ser cancelada ou modificada a qualquer momento pelo cliente.

    Quem pode usar

    O Pix automático é válido apenas para pessoas físicas como pagadoras e empresas ou prestadores de serviço como cobradores. Para transferências entre pessoas físicas, como mesadas e salários de empregados domésticos, a alternativa continua sendo o Pix agendado recorrente, obrigatório desde outubro de 2024.

    Exemplos de cobranças que podem ser feitas com Pix automático:

    • Contas de luz, água e telefone

    • Mensalidades escolares e de academias

    • Assinaturas digitais (streaming, música, jornais)

    • Clubes de assinatura e outros serviços com cobrança periódica

    Com o Pix automático, as empresas não precisam mais exigir que o cliente digite manualmente a chave Pix, valores ou datas. A nova modalidade torna o processo mais ágil, seguro e acessível, especialmente para pequenos negócios que antes não conseguiam aderir ao débito automático por falta de convênios com os bancos.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas