
Informações apontam que a carteira profissional será emitida gratuitamente pela Senatran.
O Ministério dos Transportes divulgou as regras para o credenciamento de instrutores autônomos de trânsito, que poderão oferecer aulas práticas sem vínculo com autoescolas. A proposta, em consulta pública até 2 de novembro, busca modernizar e baratear o processo de obtenção da CNH.
Os interessados deverão concluir um curso específico, com avaliação final, e obter autorização do Detran para atuar. Seus nomes serão incluídos em um cadastro nacional mantido pelo ministério. As aulas poderão ocorrer em veículos do instrutor ou do aluno, desde que atendam às exigências de segurança do CTB e estejam identificados como de ensino.
Os instrutores precisarão comunicar as aulas ao Detran, portar documentos obrigatórios durante a instrução e estarão sujeitos à fiscalização estadual. A carteira profissional será emitida gratuitamente pela Senatran.
A medida permite que instrutores de autoescolas também atuem de forma independente. O governo estima que o custo da CNH possa cair até 80%, mantendo, porém, a obrigatoriedade dos exames teórico e prático. (Bahia Notícias)