×

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,7%

Apesar da leve melhora, a projeção segue acima do teto da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3%.

0:00

mercado-financeiro-reduz-previ

Em setembro, o IPCA subiu 0,48%, após ter registrado queda em agosto, influenciado principalmente pela alta na conta de energia elétrica..

O mercado financeiro voltou a ajustar para baixo a previsão da inflação oficial do país neste ano. De acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (20) pelo Banco Central (BC), a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) recuou de 4,72% para 4,70% em 2025.

Apesar da leve melhora, a projeção segue acima do teto da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual — ou seja, entre 1,5% e 4,5%.

Para os anos seguintes, o mercado também reduziu as expectativas: a projeção para 2026 passou de 4,28% para 4,27%, enquanto as de 2027 e 2028 ficaram em 3,83% e 3,6%, respectivamente.

Em setembro, o IPCA subiu 0,48%, após ter registrado queda em agosto, influenciado principalmente pela alta na conta de energia elétrica. Nos últimos 12 meses, o índice acumula alta de 5,17%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Boletim Focus é publicado semanalmente pelo Banco Central e reúne as projeções das principais instituições financeiras do país sobre os principais indicadores econômicos, como inflação, taxa de juros, câmbio e PIB. (Agência Brasil)

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas