×

Conta de luz do consumidor baiano aumenta até 6,67% na segunda-feira

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV).

istock 836376426 300x200 - Conta de luz do consumidor baiano aumenta até 6,67% na segunda-feira - o tempo jornalismo

Para os consumidores industriais será aplicado reajuste de 5,09% em média e de 6,22% nas contas dos clientes classificados na efeito médio (média tensão).

A conta de luz de seis milhões de consumidores baianos sofrerá reajuste a partir de segunda-feira (22), conforme autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A maior alta é para os clientes da categoria baixa tensão, que terão que desembolsar 6,67% a mais para o pagamento da conta. Para os consumidores industriais será aplicado reajuste de 5,09% em média e de 6,22% nas contas dos clientes classificados na efeito médio (média tensão).

De acordo com Agência Nacional, para calcular o reajuste foi considerado a variação de custos associados à prestação do serviço. ANEEL informou que o índice de reajuste da Coelba foi positivo pelo impacto da compensação dos valores de compra de energia não considerados no valor médio concedido na tarifa (CVA Energia) definida no último processo tarifário.

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

banner whats 300x95 - Conta de luz do consumidor baiano aumenta até 6,67% na segunda-feira - o tempo jornalismo

  • últimas notícias
  • mais lidas