Sem titulo 1 300x228 - Chesf anuncia redução de vazão na Usina da Pedra em Jequié - o tempo jornalismoO Reservatório da Usina da Pedra, da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), localizada em Jequié (BA), atingiu, na quarta-feira (25), cerca de 65% de seu volume útil.
Devido à previsão meteorológica indicar ocorrência de chuvas fracas na Bacia Hidrográfica do Contas, a vazão liberada foi reduzida ontem 26 de novembro de 2020, de 400 metros cúbicos por segundo (m3/s) para 300 m3/s, e hoje (27), para 200 m3/s, devendo permanecer neste valor até nova avaliação.
A Chesf orienta que, em virtude de a Bacia do Rio de Contas encontrar-se no seu período úmido é necessário que seja evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação, devido à possibilidade da prática de vazões mais elevadas neste período, a depender da ocorrência de chuvas. A Barragem de Pedra vem mantendo sua operação em estado de normalidade e o período chuvoso ocorre deste mês de novembro até abril de 2021.