A maioria dos brasileiros considera a carne como o segundo produto mais essencial na hora de fazer mercado, atrás apenas do arroz, de acordo com a pesquisa “Ouro na Prateleira”, da Reds Research, empresa especializada na Indústria de Bens de Consumo. Embora ocupe um posto de destaque no ranking, ela não é mais a principal fonte de proteína da população. Com a alta dos alimentos, o ovo assumiu o protagonismo.
Já a carne, especialmente a de primeira, virou item de luxo em muitas residências brasileiras. De acordo com o levantamento, 84% dos brasileiros perceberam aumentos significativos nos preços dos alimentos, e 65% afirmam que essa alta impactou diretamente na alimentação diária – percentual que sobe para 81% entre as classes mais baixas. Por isso, os consumidores têm reavaliado a forma de fazer mercado, priorizando a economia. A analista financeira Marluce Dantas, de 41 anos, adota duas estratégias para economizar na hora das compras.
A primeira delas é justamente reduzir o consumo de carne vermelha. “Passei a consumir carne vermelha só duas vezes por semana. Aproveitei porque dizem ser mais saudável comer só duas vezes na semana”, diz. A segunda é fazer as compras de hortifrúti semanalmente, com o objetivo de evitar desperdício e aproveitar as promoções dos mercadinhos locais. Com isso, ela conta que economiza R$ 250 por mês. *Ler mais no Correio 24h.