Astro da NBA e da seleção espanhola de basquete, o ala-pivô Pau Gasol cogita não participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Segundo o atleta, em coletiva neste domingo (29), o medo do vírus zika é o fator principal para evitar a capital carioca durante a competição.
“Estou avaliando, como qualquer pessoa. Creio que é um assunto suficientemente importante para isso. Espero que todos os Comitês Olímpicos nacionais informem 100% da situação e os riscos para os atletas, para que possam tomar uma decisão sobre assumir ou não este cenário”, afirmou o atleta.
“Estou muito proativo com tudo isso. Tenho informação privilegiada por meus contatos com cientistas e pesquisadores dos Estados Unidos e Espanha e pretendo compartilhar com meus companheiros. Falei com muita gente e sei que alguns estão planejando ter família e isso pode afetar seus planos futuros. Me surpreende o pouco que se fala do zika. O desconhecimento é grande, é preciso debate para que surjam as dúvidas. Um grupo de 150 pesquisadores e cientistas enviaram uma carta a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertando sobre esses riscos”, completou.
Na última sexta (27), a FIBA Europa retirou a suspensão das seleções da Espanha e Lituânia, por conta da resistência dos clubes destes países à criação de uma nova liga continental.