×

Glória Maria relembra episódios de racismo: ‘Me sentia como um macaco no zoológico’

. Assim, decidiu levar Glória ao mesmo Country Club no dia seguinte, para enfrentar a fúria do ambiente à cor da namorada.

A jornalista Glória Maria foi a convidada de estreia da nova temporada do programa “Conversa com Bial”, da Globo, nesta madrugada. A comunicadora falou no papo sobre o momento atual, acreditando que já teria “batido ou apanhado” se tivesse que cobrir política com Bolsonaro como presidente; a perda da mãe por crise respiratória em fevereiro deste ano; da luta contra o tumor no cérebro no final de 2019 e relembrou alguns casos de racismo que viveu.

Sobre este último tópico, Glória reviveu o episódio em que namorava José Roberto Marinho, filho de Roberto Marinho, fundador da Globo. Para introduzir o assunto, Bial citou uma passagem do livro “O Poder Está no ar”, do jornalista Leonêncio Nossa, que fala do dono da platinada.

Em um trecho, José Roberto conta que o seu porteiro esteve no Country Club, ou Clube de Camping, reduto da alta elite carioca, com o filho, e o garoto sofreu grande preconceito dos sócios do local. Assim, decidiu levar Glória ao mesmo Country Club no dia seguinte, para enfrentar a fúria do ambiente à cor da namorada.

“Isso foi assim mesmo?”, pergunta Bial. “Foi assim”, ela responde. “Uma coisa que eu nunca falei, levei um susto quando vi isso no livro, não sei como foi com o menino, mas com nós foi horrível: o clube inteiro olhando praquela mesa, eu não sabia o que fazer, e não entendi direito ainda aquela maluquice que era o camping, eu não entendia direito. E eu: ‘José, vamos embora, todo mundo olhando pra gente’. E eu não sabia se era só porque eu era negra ou se era também porque ele era o filho do Roberto Marinho, mas foi um dos momentos assim mais ruins, mais desagradáveis da minha vida, aquela sensação, eu me sentia como um macaco no zoológico, todo mundo ali, esperando a hora de dar uma banana”, comparou.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas