×

Documentos revelam que Raul não delatou Paulo Coelho na ditadura militar

O nome completo do escritor é Paulo Coelho de Souza, enquanto o militante se chamava Paulo Coelho Pinheiro.

IMAGEM NOTICIA 5 3 2 300x221 - Documentos revelam que Raul não delatou Paulo Coelho na ditadura militar - o tempo jornalismo

Mas me orgulho muito da história do meu pai. Ele lutou por seus ideais e arriscou a vida pela democracia.

Diferente da suspeita levantada na biografia de  Raul Seixas, “Não Diga que a Canção Está Perdida”, de autoria de Jotabê Medeiros, documentos revelam que o artista baiano não entregou o amigo Paulo Coelho durante a ditadura militar. Segundo informações da Folha de S.Paulo, o documento em questão foi publicado em uma tese  defendida na Universidade de São Paulo, em 2016, e mostra que o escritor foi preso e torturado ao ser confundido com um militante do extinto Partido Comunista Brasileiro Revolucionário quase homônimo a ele. O nome completo do escritor é Paulo Coelho de Souza, enquanto o militante se chamava Paulo Coelho Pinheiro.

O próprio filho de Pinheiro, Diogo, esclarece alguns pontos da história.  “É o nome do meu pai, o partido em que ele atuava e ele já estava foragido. Em 1970, ele conseguiu fugir para a França e escapou de ser preso e torturado. Voltou ao Brasil depois da Anistia e teve uma vida normal até morrer, em 2011”, lembrou o rapaz de 34 anos, revelando que só tomou conhecimento da biografia de Raul Seixas agora e confirmando que não tem dúvidas de que o documento se refere ao seu pai. “Não era um tema entre nós. Mas me orgulho muito da história do meu pai. Ele lutou por seus ideais e arriscou a vida pela democracia. Lamento, porém, que a repressão tenha confundido a identidade dele com a do Paulo escritor e que, por isso, ele tenha sofrido tanto. Sinto muita dor por isso”, acrescentou Diogo.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

banner whats 300x95 - Documentos revelam que Raul não delatou Paulo Coelho na ditadura militar - o tempo jornalismo

  • últimas notícias
  • mais lidas