A goleada por 6 a 0 sofrida pelo São Paulo diante do Fluminense, nesta quinta-feira (27), no Maracanã, provocou uma completa indignação em Luiz Gustavo. A declaração do volante após a partida respingou diretamente na gestão do clube e expôs um ambiente de insatisfação nos bastidores. O revés, no confronto válido pela 36ª rodada do Brasileirão, foi o pior resultado do Tricolor Paulista em 24 anos. “Eu sou um cara que aprendi a ser honesto desde que nasci. Nada é por acaso, o dia de hoje não foi por acaso. Eu aprendi a amar o São Paulo, mas infelizmente a gente tem que falar a verdade. As pessoas têm que começar a vir falar e assumir algumas situações. A culpa é nossa. Nós, jogadores, fizemos merd* hoje, desculpa pela palavra. Mas esse clube é muito grande e merece ter uma direção de uma vez por todas, um plano claro do que queremos do início ao fim de uma temporada”, disparou.
“Eu não sei o que vou fazer na minha vida no ano que vem, pouco me importa, mas vou sair de cabeça erguida — e cabeça erguida é ser honesto e sincero. Pedimos desculpas aos torcedores, mas uma coisa é certa: está na hora de o São Paulo começar a colocar as caras de quem tem que colocar. Assumir responsabilidades! Todo mundo tem responsabilidades. Assumir de cima pra baixo para que esse clube volte a ser alguma coisa grande no futebol.”
Perfeito desabafo do Luiz Gustavo. Sem mais. pic.twitter.com/te4A7VtUrN
— Gabriel Sá (@OGabrielSa) November 28, 2025
“Quando eu erro, eu reflito, venho aqui e peço desculpas. Eu cheguei no clube há 2 anos, mas pessoas lá estão há muito mais tempo que eu, vivendo a mesma situação, a mesma situação, a mesma situação… e não dá mais! Acabou! Eu vivo para evoluir. Esse clube é apaixonante e muito maior do que todos que estão aqui, mas precisa que as pessoas coloquem os pingos nos ‘is’ para que isso aqui volte a evoluir”, concluiu.
Minutos depois da entrevista, o diretor executivo de futebol, Rui Costa, respondeu às declarações, classificando-as como fruto da emoção pós-jogo.
“O Luiz teve uma manifestação no calor da emoção, não tenho nenhuma dúvida, porque convivo com ele todos os dias. Ele concluiu uma série de coisas e não concluiu nada de forma definitiva. Amanhã, com certeza, vamos ter uma conversa olho no olho com ele para entender em que medida ele acha que temos que evoluir e melhorar. Nós buscamos melhorar todos os dias, buscamos reconhecer e identificar nossos erros”, afirmou.
Em 2025, Luiz Gustavo disputou 11 jogos, com um gol marcado. Desde sua chegada, em 2024, acumula 46 partidas, cinco gols e uma assistência. O São Paulo vive uma temporada marcada por eliminações e instabilidade. O clube caiu para o Novorizontino, no Paulistão; para o Athletico-PR, na Copa do Brasil; e para a LDU, na Libertadores. No Brasileirão, perdeu a chance direta de classificação para a Libertadores de 2026 e depende agora de combinação envolvendo Fluminense ou Cruzeiro na Copa do Brasil para abrir vaga no G-8. Além dos resultados ruins, o departamento médico se tornou um dos grandes vilões da campanha.
O Tricolor convive com uma extensa lista de lesionados: Luciano, Ferreirinha, Enzo Díaz, Oscar, Lucas Moura, Arboleda, Rodriguinho, Wendell, Dinenno, Luan, André Silva, Ryan e Calleri. O técnico Crespo já mira a próxima temporada e afirmou publicamente que o clube precisa contratar jogadores mais “saudáveis”, para evitar o desgaste enfrentado ao longo de 2025.
“Luiz Gustavo teve uma manifestação no calor da emoção, mas não concluiu nada de forma definitiva. Amanhã vamos ter uma conversa olho no olho para entender em que medida ele acha que temos que evoluir.”
🎙️ Rui Costa, dirigente do São Paulo.
🎥 @OGabrielSa pic.twitter.com/kvu916pt1C— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) November 28, 2025





































