0:00
A arte da ilheense Jane Hilda Badaró é referenciada no Livro bilíngüe português/espanhol – Livro III – , editado pela Academia Latino-Americana de Arte , lançado na Galeria Baccarat em São Paulo. Sediada em São Paulo, presidida por Fabio Pochat, a ALA é importante promotora de exposições por todos os estados brasileiros e também na Argentina, Uruguai e Chile, possui importante papel na ampliação do diálogo entre os países latino americanos, serve como um canal de integração e de melhor entendimento entre os povos, e possui Conselho Superior composto por críticos de arte e personalidades diversas ligados ao cenário de arte e cultura brasileiros.
Jane Hilda, que é também advogada, professora de Direito da UESC, e jornalista, iniciou nas artes plásticas em 2011, e, desde então, tem construído uma trajetória significativamente movimentada, realizando diversas exposições individuais na cidade de Ilhéus, e participando de exposições coletivas nacionais e internacionais. Teve trabalhos seus expostos no Carrousel do Louvre, em Salão Internacional de Arte em Paris, além de Portugal, Espanha, Japão, Alemanha, dentre outras. Seu estilo é marcado pela originalidade.
“Faço arte em estado bruto, onde prepondera o sentimento e a emoção, é arte despojada, absolutamente descomprometida com a técnica. Faço arte primitiva, naif, pura , com temáticas diversas”, diz. Quem quiser conhecer, apreciar, e mesmo comprar obras da artista, aqui vão as boas dicas: a Igreja Messiânica de Ilhéus – que reconhece a importância da arte para o desenvolvimento espiritual do Ser Humano – implementando nesta cidade o projeto.
“O Belo no Cotidiano”, sob curadoria de Adriel Hunter de Carvalho e Robert Lira, inaugurou exposição de Jane Hilda no dia 18 de outubro p.p. , seguindo até o dia 15 de novembro, com entrada franca, das 8 da manhã as 20 horas, todos os dias da semana, bairro Baixa-Fria, centro de Ilhéus. Também o espaço cultural Bataclan Ilhéus – local mais visitado por turistas de todo o mundo- expõe trabalhos de cunho regionalista assinados por ela, e além disso, comercializa uma série de souvenirs com estampas de suas pinturas, especialmente as alusivas à obra do escritor Jorge Amado. (JBO)