×

12 pessoas conseguiram nota mil na redação do ENEM; Nenhum baiano tirou nota máxima

De acordo com o órgão responsável, dentre os 12 que fizeram redações perfeitas, apenas dos participantes é da rede pública.

0:00

12-pessoas-conseguiram-nota-mi

Com as notas do Enem, os participantes podem pleitear uma vaga gratuita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abre a consulta às vagas nesta terça-feira (14),

Ao todo, 12 participantes alcançaram a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira (13), pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As redações com nota mil foram escritas por candidatos de Araçatuba (SP), Baraúna (RN), Belo Horizonte (MG), Belo Jardim (PE), Brasília (DF), Goiânia (GO), Jaguaribe (CE), Maceió (AL), Niterói (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Virginópolis (MG).

Entre os 12 estudantes que obtiveram a nota máxima, segundo o Ministério da Educação, a maioria é mulher, com oito redações alcançando os mil pontos. Dentre os 12 que fizeram redações perfeitas, apenas dos participantes é da rede pública.

A média da redação deste ano foi de 660 pontos, representando um aumento em relação à média registrada em 2023 (645 pontos). No total, 4.483 participantes da rede pública atingiram notas entre 950 e 980 na redação e 215 alcançaram pontuações entre 980 e mil.

Acesso à educação superior

Com as notas do Enem, os participantes podem pleitear uma vaga gratuita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abre a consulta às vagas nesta terça-feira (14), no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O  início das inscrições será na próxima sexta-feira (17).

Pode ainda tentar uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni); ou acessar o ensino superior com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes de escola pública têm direito a concorrer às vagas ofertadas pela Lei de Cotas: pelo menos metade (50%) das vagas de cada curso das instituições públicas deve ser destinada a candidatos que estudaram na rede pública todo o ensino médio.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas