×

Manutenção dos juros não basta para conter inflação, dizem economistas

“A inflação não está respondendo a essa alta de juros porque a atual está relacionada a pressões de custos, com elevação de energia elétrica, água em regiões que estão sofrendo com o racionamento e outras tarifas públicas. Não tem taxa

0:00

taxa-juros-em-outubro-14-25Em meio a um cenário de recessão da economia e inflação pressionada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central informou nesta quarta-feira (21) que decidiu manter novamente os juros em 14,25% ao ano. Em setembro, na reunião anterior do Comitê, os juros já tinham ficado estáveis.

A taxa segue no maior patamar em pouco mais nove anos, ou seja, desde julho de 2006.

Segundo comunicado do BC, a decisão foi “necessária para a convergência da inflação para a meta”. “O Copom ressalta que a política monetária se manterá vigilante para a consecução desse objetivo”.

Para 2015 e 2016, a meta central de inflação é de 4,5%, mas o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de referência, pode oscilar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.

Rodrigo Mariano, gerente do departamento de Economia e Pesquisa da APAS
“Na verdade, nós já esperávamos essa manutenção”, diz Mariano. “Uma taxa muito elevada prejudicará o crescimento em 2016. O BC elevou a taxa para tentar conter a inflação, mas a gente verificou que mesmo com a taxa elevada não se conseguiu controlar essa inflação persistente ao longo do tempo. A projeção para a inflação no final de 2015 é de 9,9%, o que não faz sentido. Com uma taxa de juros de 14,25%, a inflação deveria estar em torno de 7%.”

“A inflação não está respondendo a essa alta de juros porque a atual está relacionada a pressões de custos, com elevação de energia elétrica, água em regiões que estão sofrendo com o racionamento e outras tarifas públicas. Não tem taxa de juros que controle isso. A taxa de juros é para controlar a demanda. Esta inflação não é de demanda, ou seja, não é com taxa de juros que a gente vai controlar a inflação.”(G1)

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas