0:00
O aumento do preço do trigo observado em maio no mercado interno, está pressionando os custos da indústria. Já em junho, os moinhos devem repassar reajuste de 10% para a farinha de trigo. A correção nos preços da matéria-prima encarece os custos da panificação, já que a farinha tem peso de 30% na composição do custo final do paõzinho francês, por exemplo.
Apesar da inflação do trigo, padarias de Belo Horizonte não devem repassar a alta, já que em plena crise, o consumidor anda arredio e reduzindo gastos.José Batista de Oliveira, presidente da Amipão (Sindicato da Indústria da Panificação de Minas Gerais), calcula que o encarecimento do preço da farinha de trigo em 10% vai representar uma alta entre 3% e 3,5% no custo final do pão.
“A decisão é individual de cada estabelecimento, mas no momento não vemos clima para aumento de preços. É possível que esse custo seja absorvido pelo dono do negócio”, diz Batista. Em média, em Belo Horizonte, o preço do paõzinho varia entre R$ 10 e R$ 10,50 o quilo.(Estado de Minas)