0:00
“Os baixos valores das aposentadorias, e a crise atrelada à inflação, que corrói o poder de compra dos aposentados, têm levado mais idosos de volta ao mercado de trabalho”, diz Marcelo Guerra, diretor de Planejamento do Instituto Somatório, coordenador de uma pesquisa que traçou o perfil dos profissionais sêniores que trabalham.
A afirmação pode ser confirmada pelos depoimentos dos próprios aposentados que, mesmo após conseguirem o sonhado benefício, preferem se manter no mercado ou retornar à ativa em busca de oportunidades. Com disposição, a aposentada Francisca Costa, de 68 anos, tenta driblar a crise com o emprego de operadora de caixa numa das lojas do supermercado Extra, que conseguiu em 2000.
Ao se aposentar, em 2008, ela preferiu continuar na ativa para aumentar a renda de casa e ajudar nas despesas — Meus filhos já são casados, todos têm famílias. Como moro apenas com meu marido, resolvi continuar no mercado para ter um dinheiro extra — contou ela, afirmando ainda que, quando sobrar dinheiro, pretende viajar.(EXTRA)