×

Pau Brasil: Jogos indígenas estudantis começam neste domingo (2)

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Identitárias-CCPI (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc.

indi 300x215 - Pau Brasil: Jogos indígenas estudantis começam neste domingo (2) - o tempo jornalismo

Segundo ainda informações, na Bahia são vários povos indígenas, que lutam para manter seus costumes, usos e tradições.

Indígenas da região do município de Pau Brasil, região Sul do Estado, irão participar de mais uma edição dos Jogos Indígenas Estudantis do Povo Pataxó Hãhãhãe, acontecerá dias 2 e 3 de maio, a partir das 10:0hs, no Colégio Estadual Indígena Caramuru Paraguaçu, na aldeia indígena Catarina Paraguaçu, em Pau Brasil. A cada ano a realização dos jogos indígenas é consolidada na região. O evento envolve diretamente estudantes, lideranças e anciões indígenas, promovendo um conjunto de integração e a socialização do pensamento e visão indígena acerca da nossa verdadeira história. Na Bahia são vários povos indígenas, que lutam para manter seus costumes, usos e tradições. Além dos jogos, o projeto envolve Oficina de Adereços Indígenas do Povo pataxó hã hãhãe, inspiradas nos Jogos dos Povos Indígenas da Comunidade e realização de Toré mantendo a tradição religiosa e cultural.

Para o evento, será montada uma equipe de apoio para a realização das oficinas e para organização dos jogos que acontecerá no campo da aldeia conforme feito em anos anteriores, levando em consideração os protocolos sanitários e decretos existentes relacionados à pandemia de covid-19. O objetivo geral do projeto é realizar ações de preservação cultural, esportiva e religiosa voltada aos estudantes indígenas da reserva indígena Caramuru-Paraguaçú com participação de indígenas de outras aldeias da Bahia no incentivo prático de seus esportes tradicionais, de seus rituais, artesanatos e pintura corporal, por meio das oficinas de adereços e pintura para os estudantes para uso durante os jogos indígenas da comunidade; promoção de ato religioso e cultural indígena “Toré“ na preservação da sua identidade e a realização dos jogos tradicionais já existentes na comunidade por vários anos.
Sobre a Reserva Indígena Habitam a Reserva Indígena Caramuru-Paraguassu, no sul da Bahia, nos municípios de Itajú da Colônia, Camacã e Pau-Brasil. Eles vivem também na Terra Indígena Fazenda Baiana, no município de Camamu, no baixo-sul da Bahia. Segundos dados, a população da Reserva Indígena Caramuru-Paraguaçu compreendia, em 2005, 2.147 indivíduos, sendo 1.139 homens e 1.008 mulheres. Já os habitantes da Fazenda Baiana somavam 72 pessoas (33 homens e 39 mulheres). Os dois conjuntos populacionais totalizavam 2.219 pessoas. Hoje os dados são de mais de 4.000 povos na reserva indígena. Sobre o Toré Trata-se de um ritual de possessão, mediante o qual os encantos ou encantados, mestres encantados, entidades sobrenaturais consideradas benéficas se manifestam, e que, em geral, é realizado para introduzir qualquer atividade considerada socialmente significativa, sendo o mais relevante ritual da reserva. Dele participam homens e mulheres, que fazem uso do fumo, mediante cachimbos, apenas evocada pelos cânticos entoados. O projeto é uma realização da Associação solidária Aldeias do Tupinambá.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Identitárias-CCPI (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. Programação: 2 de maio(domingo) 10h – Credenciamento 12h – Almoço 14h – Abertura com um grande ritual e entrega do memorial 3 de maio(segunda-feira) 7h – Café da manhã 8h – Abertura dos jogos 8h30 – Apresentação das equipes 9h – Fala dos convidados 10h – Corrida maraca 10h30 – Luta corporal 11h – Remessa de tacape Agenda Jogos indígenas estudantis do Povo Pataxó Hãhãhãe Onde? Colégio Estadual Indígena Caramuru Paraguaçu – aldeia indígena Catarina Paraguaçu, em Pau Brasil. Quando? 2 e 3 de maio Horário: a partir das 10 horas. Assessoria de comunicação.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

banner whats 300x95 - Pau Brasil: Jogos indígenas estudantis começam neste domingo (2) - o tempo jornalismo

  • últimas notícias
  • mais lidas