×

Camacan: Dra Ceiça Motta: Milagre” é CARO!

Na busca por solução o nosso desejo é que apareça em nossa vida algo que resolva como mágica ou “milagre”o “problema” que vemos no espelho.

E-mail: [email protected] Muitos consideram o perder peso uma missão difícil. Mas será? A primeira pergunta que devemos nos fazer: é difícil, impossível ou realmente não queremos? Difícil, mas não impossível, e para querer é preciso decidir. Em primeiro lugar é preciso avaliar como mudamos a nossa forma de pensar e agir sobre nós mesmos investigando os caminhos que nos permitiram chegar a reconhecer a nossa estrutura corporal atual. Neste caso, começamos com as seguintes perguntas: Quais são as emoções que estão envolvidas? Qual o peso que a opinião e o olhar da minha família, dos meus amigos, do meu cônjuge têm sobre a minha apresentação física? Eu gosto de mim assim, de verdade?! E o que realmente está oculto em mim que é revelado em minhas formas? As terapias alternativas/naturais podem me ajudar a encontrar as respostas que quero?

Na busca por solução o nosso desejo é que apareça em nossa vida algo que resolva como mágica ou “milagre”o “problema” que vemos no espelho. Percebemos que “milagre” sem nos movermos não acontece, até mesmo para comprar um frasco de remédio em uma farmácia, é preciso ir à farmácia… Agir é a palavra chave. Se o nosso desejo principal é perder peso sem volta, torcendo para que não o encontremos depois!!! Devemos antes avaliar se realmente o “excesso” de massa corpórea, gordura, células, tem influência negativa em nossa vida. Assim, não posso considerar um problema instalado quando me sinto saudável, com os exames de rotina confirmando isso, e bem com a minha aparência. Mas por questões de bem estar físico, mental e até mesmo social devemos considerar buscar ajuda para alcançarmos o objetivo que decidimos construir não esquecendo de seguir o que já nos foi dito há milênios“Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; (…)”¹.

A fé pode mover montanhas. Mas já ouvimos que fé sem ação é o mesmo que ficar sentado em frente à TV ou computador ou celular esperando que nossos desejos se realizem por si só. O contrário disso é fazer o que deve ser feito “(…), se tiveres fé como um grão de mostarda (…), nada vos será impossível”². E não é mesmo! O impossível é desejar que em um único frasco esteja o “milagre” que procuramos para acabar com o que regamos todos os dias com sedentarismo, ansiedade e procrastinação dizendo: “segunda eu começo”, “é Natal, no ano novo vida nova”, “é meu aniversário, eu mereço saborear os petiscos”, “amanhã…”, “paguei 6 (seis) meses de academia e só fui uma semana”, “sou tão infeliz, não gosto do meu trabalho, não estou bem com a minha família”…É daí que desejamos um “milagre”, mas…

“Milagre” é caro quando há muitas reclamações e nenhum esforço. Vamos parar?! Onde está a nossa parte do “faça por ti que te ajudarei”³?É preciso dar o primeiro passo. As terapias convencionais podem ajudar, mas as terapias alternativas/naturais, essas sim serão as coadjuvantes mais poderosas em nossas decisões. Mas é bom lembrar que dúvida e preguiça anulam a ação.

Sejamos mais decididos e ajudadores de nós mesmos! Devemos melhorar o nosso caminho chamado vida.

¹Deuteronômio 31:6; ²Mateus 17:20; ³Baseado em Josué 1:9, segundo estudos.

Ceiça Motta é Farmacêutica, especialista em Bioquímica de Alimentos, Saúde Coletiva, tem MBA em Gestão e Políticas Públicas. Atua também como terapeuta holística, naturalista, com foco no desenvolvimento humano e espiritualidade.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

  • últimas notícias
  • mais lidas