Na tarde desta terça-feira (16), a diretoria do Sindguardas-BA, juntamente com o presidente da FENAGUARDAS, Clóvis Roberto, e sindicatos de guardas municipais de vários estados, participaram de uma audiência na Câmara dos Deputados em Brasília-DF para tratar das tratativas da inclusão dos Guardas Municipais na regra da aposentadoria policial no texto da PEC nº 06/19.
O Deputado Marco Bertaiolli, PSD – Partido Social Democrático, iniciou discussão referente às estratégias possíveis para inclusão dos Guardas na aposentadoria policial, bem como declarou que toda bancada do PSD, composta por 36 deputados, abraçou esta causa e disse que é uma retribuição de reconhecimento a cada profissional Guarda Municipal do Brasil.
Na proposta do deputado Marco Bertaiolli, será possível a inclusão nas regras da aposentadoria policial no texto da PEC 06/19, através da inclusão das Guardas Municipais nos incisos do caput do artigo 144 da Constituição Federal. Participaram ainda da audiência o presidente do Sindguardas-BA Pedro de Oliveira e o diretor Delmo Souza, Jamal, presidente do Sindguarda Ceará, Souza Júnior Sindguarda Rio Grande do Norte e Carlos Pisca Sindguarda Alagoas, GCM Valéria Sindguarda São Paulo Weck Sindguarda Curitiba e ainda contou com a presença da Comandante da Guarda Civil Municipal do Estado de São Paulo e a Comandante Thaís da Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes-SP.
Dentre os deputados da bancada estavam André de Paula líder da Bancada do PSD na Câmara dos deputados, Wladimir Garotinho – RJ Marx Beltrão – AL Sidney Leite – AM Domingos Neto – CE Joaquim Passarinho – PA Andre de Paula – PE Vermelho – PR Flordelis – RJ Marco Bertaiolli – SP.
Na oportunidade a comitiva composta por lideranças sindicais de vários estados visitaram vários gabinetes de deputados em busca de assinaturas e apoio aos profissionais da Guarda Civil de todo País.