×

Camacan: Morre o Índio “Romildo Pataxó”, aos 65 anos

Romildo Pataxó era um dos índios mais queridos e admirados da região de Pau Brasil.

Segundo informações de familiares, ele teve um mal súbito na portaria da Fundação Hospitalar e morreu

Morreu na manhã desta quinta-feira (18), por volta das 05:00hs, o índio Pataxó Hã-hã-hãe Romildo Oliveira dos Santos, ou simplesmente Romildo Pataxó, 65 anos. Segundo informações da família, ele chegou de Porto Seguro na noite desta quarta-feira, estava pernoitando na casa de uma prima, á Rua da Gameleira em Camacan e partiria para Pau Brasil nesta quinta, mas por volta das 04:30hs, começou sentir um mau estar, foi socorrido em um táxi e quando desembarcou do carro, teve um mal súbito, caiu na portaria da Fundação Hospitalar de Camacan e morreu.

Era um homem muito humilde e completamente ligado ao seio familiar.

Romildo era uma das figuras mais queridas da Aldeia Catarina Paraguaçu Pataxó em Pau Brasil e lutava com bravura pela causa indígena e estava sempre interessado em realizar projetos e gostava de divulgar na mídia, tudo que se relacionava com a causa de seu povo. Em 2012, lançou o livro “Eu e a Estrada”.

Apesar de ser indígena, era motorista respeitado, passou parte de sua vida como motorista de caminhão, e para este simples repórter, sempre contou suas aventuras, e o que viveu pelas estradas brasileiras, por mais de 20 anos, por isso resolveu escrever o folhetim. Era um homem de caráter, humilde e muito servidor. Todas as vezes que ele se despedia de alguém, mandava o seguinte bordão: Que Tupã te abençoe”. Um dia, perguntado quem era Tupã, ele respondeu que na linguagem indígena, “Tupã é Deus”. Era uma das figuras mais queridas da Tribo Pataxó e, certamente deixará muita saudade para todos quantos o conhecia. Até ás 14:00hs, antes do fechamento desta matéria, o corpo ainda encontrava-se no necrotério do hospital, e será sepultado em Pau Brasil. Não há informações se o sepultamento será na Aldeia Água Vermelha onde ele morava.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas