Camacan: Auxílio emergencial e a fila da humilhação, veja vídeo
Muitos candidatos acreditam que não receberão o benefício, mesmo tendo direito, porque o aplicativo não facilita a entrada.
O Tempo Jornalismo
Publicado em 30/04/20
0:00
Em Camacan, milhares de pessoas estão passando por extrema humilhação na tentativa de receber o “Auxílio Emergencial”, disponibilizado pelo Governo Federal em tempos de coronavírus (COVID-19). São trabalhadores informais e desempregados que precisam receber entre R$ 600 e R$ 1.200 reais. Muitos chegam pela madrugada com a esperança de pegar os primeiros lugares nas gigantescas filas, porque o aplicativo disponível “Caixa Tem” não funciona adequadamente. São milhões de pessoas ao mesmo tempo acessando o aplicativo, congestionando o sistema. Várias pessoas conversaram com a reportagem do Portal O Tempo Jornalismo e disseram que há mais de 15 dias, desde que o benefício saiu da análise e, sendo aprovado elas tem tentado conexão com o programa, mas infelizmente não conseguem, porque fica no “modo de espera” por longas horas, até o próprio aplicativo encerrar e informar que o candidato volte mais tarde. E assim todas as tentativas nunca funcionam. É exatamente por isso que ás pessoas vão para as famigeradas filas, e enfrentam sol forte e muitas vezes a chuva também. Muitos candidatos acreditam que não receberão o benefício, mesmo tendo direito, porque o aplicativo não facilita a entrada.
Na grande mídia, o presidente da Caixa Econômica e membros do governo, assinalam que às pessoas façam tudo pelo aplicativo, mas o fato de o aplicativo não funcionar, os cidadão esbarram na dificuldade e na burocracia do próprio sistema e por isso, longas filas são registradas começando nas madrugadas na Praça Mário Batista, onde às pessoas, quase desistindo do auxílio emergencial, se desesperam em meio a muitas reclamações.
Uma outra situação registrada na manhã desta quinta-feira (30), é a grande aglomeração de pessoas por todos os lados, seguido de grande movimento nas ruas da cidade. A prefeitura local, baixou um decreto na noite desta quarta-feira, anunciando que não será mais permitida a entrada de pessoas de outras localidades por causa da pandemia. O decreto começou à meia noite e seguirá por 30 dias.
Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar.
O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal.
Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio
gratuito ou poste spam.